2ª Aula de Herbologia



 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
AVENGED SEVENFOLD O

Compartilhe | 
 

 2ª Aula de Herbologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Bartolomeu Clinton
Titulado: Gringotts Bank ∫ Segurança do Banco.Gringotts Bank ∫ Segurança do Banco
Bartolomeu Clinton


Nome Completo : Clinton
Animal de Estimação : Hipogrifo
Patrono : Hipogrifo
Varinha : Salgueiro
Estado Civil : Solteiro(a)
Idade : 40
Estou - Resido : Hogwarts
Profissão - Lazer : Administrador

Informações Bruxas
Cursando: Concluído
Casa: Grifinória
2ª Aula de Herbologia Empty
MensagemAssunto: 2ª Aula de Herbologia   2ª Aula de Herbologia I_icon_minitimeQua Jan 12, 2011 1:53 pm

Aula de Herbologia

As aulas de herbologia acontecem nas estufas, que se situa nos terrenos de Hogwarts, este é o local perfeito para as aulas. A herbologia, trata do estudo das plantas ou ervas, fungos e suas propriedades, dentre elas cuidado com plantas, suas finalidades para uso próprio e uso mágico. Algumas plantas ou ervas, servem como ingredientes básicos para poções, outras tem seu efeito por conta própria.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rpgwizengamot.com
Beatrice M. Leonne
Titulado: Hospital St.Mungus ∫ Funcionário do Hospital.Hospital St.Mungus ∫ Funcionário do Hospital
Beatrice M. Leonne


Nome Completo : Leonne Maximillian
Animal de Estimação : Nenhum.
Patrono : Black Swan
Habilidade : Nenhuma
Varinha : Teixo
Estado Civil : Casado(a)
Idade : 44
Estou - Resido : Palácio Maximillian
Profissão - Lazer : Professora/Herbologia

Informações Bruxas
Cursando: Concluído
Casa: Sonserina
2ª Aula de Herbologia Empty
MensagemAssunto: Re: 2ª Aula de Herbologia   2ª Aula de Herbologia I_icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 9:13 pm


Segunda Aula de Herbologia

Data: 23/02/2011
Professora: Beatrice Maximillian Bitencourt Leonne
Assunto da aula: HERBOLOGIA; LOSNA

______-_-_-_-_-_-
______

*A semana tinha passado tão rápido que praticamente eu tinha perdido a noção do tempo, esses dias eu tinha ficado bastante entediada, era tantas as coisas para se fazer que eu me perdia, e com a chegada do ano letivo e que ficava cada vez mais atarefada, eu mal tinha tempo para cuida de mim mesma, cada dia que se passava eu me sentia mais velha, mais isso era obvio o tempo se passava e com certeza eu tinha que ficar mais velha mesmo isso não sendo de minha vontade. Hoje estava previsto a volta das aulas, era o dia de dar aula no terceiro ano, é acho que não posso mais adiar essa aula, hoje já é Domingo. O dia havia chegado, acabando de me acorda me sento em minha cama e fico com os olhos fitados na janela de meu quarto, o dia estava lindo, apesar de esta chuvoso, mais isso era de acontecer afinal qual era inverno que não se tinha chuva!. Passasse um tempo me levanto da cama e vou direto para o banheiro, adentrando no mesmo começo o meu banho...Após termina o meu banho vou até onde minhas vestis estava, pego uma roupa adequada para o dia, peguei uma blusa mais fechada que pudesse me proteger do frio e trajei uma calça jeans. Depois de me vestir fui arruma meus cabelos e fazer outras coisas, vou até um móvel que havia em meu quarto e pego em cima do mesmo a minha bolsa que continha meus materiais escolares, lá eu tinha tudo que eu iria precisar em minha aula, ou quase tudo.

*Saindo de meu quarto caminho pelo castelo vagarosamente, ainda estava cedo eu não precisava esta apressada, olhei o meu relógio que se localizava em meu pulso, ainda faltavam 27 minutos para o inicio da aula, é eu não precisava me preocupa mesmo com o horário. Chegando na estufa adentro na mesma, meu Deus e não era que já havia aluno na sala, tenso, acho que eles dormiram aqui na estufa. Sorrio para os mesmo que ali estavam e ao mesmo tempo acenei para eles, caminho até a minha mesa, ao chegar na mesma coloco a minha bolsa sobre ela e logo em seguida sento-me na cadeira. Observo os alunos que estavam ali, minha vontade era de matar todos, mais eu não podia fazer isso...Eram 7:30 da manhã, já estava no horário do inicio das aulas, a maioria dos alunos já estavam na sala, levanto- me da cadeira e mais a seguir pego o meu livro do terceiro ano que estava dentro de minha bolsa, abro ele na página 04, olhando para os alunos digo com um tom de voz suave:

- Olá a todos, Bom dia. Hoje vamos começa a nossa aula falando um pouco de histótia. Façam o favor de abrirem seus livro na pagina quatro 04.

*Já com o livro aberto sobre as minhas mãos, começo a ler silenciosamente a primeira estrofe, terminando de lê tiro o meu olhar do livro e volto-o para os alunos, num tom de voz um pouco alto pergunto-lhes:

- Quem já provou um chá de losna?


*Fico a espera da resposta deles, mais acho que ninguém nunca provou o chá, ou provaram e não quiseram dizer, que seja isso não era tão importante, afinal eu não queria saber quem bebeu chá e quem não bebeu chá, queria apenas dar a minha aula e fica a espera do fim do ano letivo, Fim do ano letivo? é, vai demora...me resta mesmo e torce para termos mais alguns dias de ferias. Prosseguindo a minha aula, volto o olhar para o livro mais desta vez continuo a leitura, mais em voz alta.

- A principal característica desta planta " Losna ": É o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna".


*Paro um pouco de lê, pois eu estava um pouco ofegante, pego um pouco de ar e novamente continuo a ler o livro.

- Na Grécia Antiga esta planta era dedicada à Ártemis, deusa da fecundidade e da caça. Daí a origem de seu nome científico. Popularmente, a losna também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes. As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto, entretanto, vale lembrar que a presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos.

- A losna e uma planta que quando e ingerida várias doses elevadas da mesma, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar varios efeitos colaterais como: tremores, convulsões, tonturas e até delírios. No século XIX, registrou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um licor obtido pela maceração do absinto em álcool. Na maior parte das vezes, o licor de absinto era usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais.

- Utilizamos esta erva para produzir muitos venenos para pragas de nossas plantações, daí a origem do nome “erva-dos-vermes”. Obs.: Os trouxas ainda desconhecem essa utilização do absinto.

- Os trouxas são acostumados a usar a Losna para quem tem falta de apetite, má digestão; insuficiência hepática, queimaduras, otites, micoses de pele, ulcerações na pele (tópico), feridas, anemia..

- Contra-indicação: Grávidez; amamentação; gastrite.


*Paro de falar um pouco, indo até a minha mesa pego a minha garrafa com água e bebo um pouco do liquido, em seguida voltando a observa os alunos que estavam ali a minha frente digo:

- Como pede ser usada a losna?
- Modo de uso:
- Para preparar o chá adicione 20g de folhas ou flores em 1 litro de água fervente e tome 1 só uma unica xícara de chá antes das refeições principais.

- Se a finalidade da colheita for as folhas, deve-se retirá-las aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução, para evitar a perda dos princípios ativos, mas se a finalidade for obter as flores, a colheita deve ser realizada logo que as flores desabrochem.

- Para melhor conservação, a losna pode ser armazenada seca, para isso coloque as folhas e flores estendidas em local ventilado, longe da exposição aos raios solares e depois conserve em caixas de madeira.

- Descrição botânica de uma Losna:


Spoiler:


- É uma planta herbácea, medindo de 0,40 a um pouco mais de 1 metro de altura, perene; caule piloso (curtos e sedosos), folhas pecioladas, alternas trilobadas na base da planta, com segmentos lanceolados e obtusos; nas medianas são bilobadas e as próximas das flores são de margem inteiras; possuem cor esverdeada na parte superior e branco-prateada na parte inferior. As sumidades floridas estão em capítulos subglobosos, amarelos, agrupados em panículas. O epiderme é formado de células sinuosas, contém estomas nas duas faces; pêlos tectores, glândulas sésseis ou curtíssimamente pedunculadas; o mesofilo é heterogêneo.


Imagem de Uma Losna:

Spoiler:


- Características gerais:

- Todas as partes da planta possuem sabor muito amargo e aroma muito forte. Crescem espontaneamente em locais pedregosos da Europa, Ásia e norte da África. No Brasil é cultivada em hortas e jardins em locais agrestes; produz melhor em climas temperados. Tem preferência por solos argilo-arenosos, mas cresce em todos os solos desde que permeáveis. A propagação é feita por divisão de touceiras com raízes, estacas de galhos ou sementes.
- Colheita: colhe-se as folhas preferencialmente antes da floração nas primeiras horas do dia. Em cultivos comerciais, corta-se toda a planta após dois anos.

- Princípios ativos:

- Seu principal componente é um óleo essencial que varia de cor verde-azulada e amarelo-castanho composto principalmente de tujona e alfa e beta-tujona, representando uma porcentagem superior a 40% dependendo do período de colheita Mas foram identificados aproximadamente 60 compostos, mono e sesquiterpenos, muitos deles oxidados; estão presentes o linalol, 1,8-cineol, beta-bisabolol, alfa-curcumeno e espatulenol, nerol elemol.
Possui lactonas sesquiterpênicas (do tipo guaianólidos) responsáveis pelo sabor amargo que são: a absintina(0,20-0,28%), artabsina, matricina e anabsintina.

- Possui outros constituintes identificados que são: flavonóides, ácidos fenólicos (cafeico), taninos, ácidos graxos, esteróis, carotenóides e vitaminas B e C. A cor azulada indica a presença de compostos azulênicos, metilcamazuleno e outros.
O óleo essencial obtido das flores, principalmente no início da floração, contém mais tujona do que o óleo extraído das folhas.


*Se tinha ainda muito para se falar sobre essa planta, Eu tinha lido bastantes livros que falavam sobre a Losna, e tinha muito conteúdo que falava sobre a mesma muitas coisas que eu estava falando podia ser encontrada no livro mais já outras não, volto a falar

- Atividade biológica:
A absintina tem propriedade amargo-estomáquica. Tujona: possui ação anti-helmíntica contra Ascaris lumbricoides, efeito estimulante do coração e musculatura uterina. Possui também ação antagônica para envenenamentos por narcóticos.

- Propriedades farmacológicas:
As preparações administradas por via oral produzem um aumento das secreções biliares, gástricas, devido a presença das substâncias amargas. Tem ação estimulante do apetite e favorece a digestão. O óleo essencial possui propriedades carminativas, espasmolítica, antibacteriana e fúngica. Segundo a Comissão E e ESCOP está indicada principalmente para a perda de apetite, dispepsia e distúrbios biliares, espasmos gastrointestinais e flatulência.


*Agora eu iria começar a falar sobre as Toxicologia da planta, era bastante importante passar isso para os alunos, caminhando pela estufa começo a falar:

- Toxicologia da planta:
O óleo essencial da Artemísia (losna) puro não é recomendado para uso interno. Por conter tujona na sua composição é altamente tóxico.

- A intoxicação manifesta-se através de espasmos gastrointestinais, vômitos, retenção de urina por complicações renais severas, vertigem, tremores e convulsões. O uso prolongado do absinto (bebida alcoólica feita com a losna (A. absinthium) produz um efeito conhecido como abisintismo que se caracteriza por transtornos nervosos, gástricos e hepáticos podendo provocar perturbações da consciência e degeneração do S.N.C.).
Não deve ser usada por gestantes e crianças menores. Um trabalho publicado em 2002 na Itália confirmou os efeitos neurotóxicos da tujona, presente no absinto. A planta não dever ser usada continuamente e sem prescrição médica.

- Formas de utilização e dosagem:
Utilizar na forma de infusões; tinturas e extratos fluidos. Decocção para uso externo em feridas, úlceras de pele e compressas.

- Outros usos:
É muito utilizada na preparação de aperitivos amargos.

- História do absinto:
Planta conhecida na Antiga Grécia e pelos celtas e árabes com citações datada de 600 AC para tratamentos digestivos. O licor de absinto era muito conhecido e apreciado por poetas e artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Artur Rimbaud, Degas, Manet, Baudelaire, Picasso e outros.

Era conhecida com o nome de "fada verde" (líquido verde-esmeralda) e ao que estudos indicam, responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. O consumo do licor de absinto está proibido na França desde 1915 e atualmente em outros países da Europa e Estados Unidos.


*Acho que já era a hora de para por hoje, já tinha lido e falado de mais. Após fecha meu livro, vou a caminhar até a minha mesa, coloco o meu livro sobre a mesma e em seguida olhando para todos que permaneciam na classe digo:

- Acho que vocês já sabem bastante sobre a losna, e acho que estão preparados para fazer uma tarefinha de casa - falo sorrindo.

*Pego a minha varinha e aponto-a para o quadro negro em logo em seguida as seguintes questões começa a aparecer no mesmo.

2ª Aula de Herbologia Casa10

1º A losna e conhecida por mais de um nome diga quais são eles?

2º Por que o chá da losna não e recomendado para crianças e gestantes?

3º Quais as partes usada da losna?

4º Indique se as informações abaixo são verdadeiras ou falsas, Se verdadeira assinale com um (V) se falsa com um (F)

( )É uma planta herbácea, medindo de 04,0 a um pouco mais de 1 metro de altura

( )Todas as partes da planta possuem sabor muito amargo e aroma muito forte.

( )No Brasil a Losna já causou mais de 5.000 vitimas

( )É muito utilizada na preparação de aperitivos amargos.

( )A losna serve para fazer tintura de cabelos

5º Quando uma pessoa e intoxicada pela losna quais são os efeitos colaterais que vai acontecer com a mesma?


*Paro de ditar e logo em seguida pego a minha garrafinha de água, bebo mais um pouco novamente ao termina de beber falo para os alunos:

- Fim de aula, até a próxima.

*Vou até a minha mesa e começo a guarda a minhas coisas dentro de minha bolsa, terminando saio da sala indo em direção ao conforto dos professores


OBS: O questionado é para ser mandado por MP, no campo de assunto tem quer a seguinte frase - 2ª Aula de Herbologia do 3º ano - Até a próxima aula.
Ir para o topo Ir para baixo
 

2ª Aula de Herbologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» 2ª Aula de Herbologia
»  6ª Aula de Herbologia
» 3ª Aula De Herbologia
» 5ª Aula de Herbologia
» Aula de Herbologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Penseira de Wizengamot :: Arquivos do RPG-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis